MEMÓRIAS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA:

Entrevista com José Genoíno Neto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol12n2pp274-318

Resumo

Entrevista realizada com José Genoíno Neto, militante do PCdoB nos anos da ditadura civil-militar brasileira e que atuou na Guerrilha do Araguaia. A entrevista foi realizada por videoconferência em junho de 2020 por pesquisadores do GESTO (Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins), vinculado à Universidade Federal do Tocantins. A temática central é a memória dos acontecimentos que tiveram como cenário o então norte de Goiás, hoje Tocantins, sul do Maranhão e sul do Pará, entre 1967, quando chegaram à região os primeiros militantes, e 1974 (quando as forças militares eliminaram os últimos combatentes). 

 

Biografia do Autor

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa Violência e Estado. Desenvolve pesquisas sobre Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição, Literatura de Testemunho. Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis.

Cesar_Alessandro.jpg

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína (PPGL/UT). Desenvolve pesquisas em literatura e semiótica, com destaque nos últimos trabalhos a questões de gênero. Além de trabalhos acadêmicos, publica regularmente contos. Naiane_correta.jpg

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professora dos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL), Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína.

Foto-Luiza_agora_vai2.jpg

Paulo César Lucena de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Xambioá

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), é docente da educação básica da rede pública no município de Xambioá-TO. 

Foto-Paulo-Lucena_correta.jpg

Downloads

Publicado

2020-10-27

Como Citar

Figueiredo, C. A. S. ., Reis, N. V. dos, Silva, L. H. O. da, & Sousa, P. C. L. de. (2020). MEMÓRIAS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA:: Entrevista com José Genoíno Neto. Revista Escritas, 12(2), 274–318. https://doi.org/10.20873/vol12n2pp274-318

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)