O TEXTO EM CENA: DA REPRODUÇÃO À PRODUÇÃO

Autores

  • Geová Bezerra Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p27

Resumo

Este artigo reflete sobre o ensino da escrita na educação básica. Questionamos a passagem da redação para a produção textual. Para isso, comparamos versões de textos e averiguamos o desenvolvimento da escrita. Fundamentamo-nos no dialogismo bakhtiniano, que compreende o trabalho com a escrita como processo; na reformulação do dizer do outro, ancorado nos postulados de Authier-Revuz (1990; 2004) e Fuchs (1985); e na dinamicidade do trabalho linguístico proposto por Geraldi (2013). Os resultados indicam que o ensino da escrita, a partir de um trabalho reflexivo, pode constituir-se como uma prática exitosa na escola.

Biografia do Autor

Geová Bezerra Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas do Texto e do Discurso – GETED/UFRN; mestre em Letras (ProfLetras/UFRN); e professor da Rede Estadual de Ensino no Rio Grande do Norte.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Vice-Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Coordenadora dos Mestrados Profissionais da CAPES área Linguística e Literatura, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Guimarães, G. B., & Campos, S. F. (2018). O TEXTO EM CENA: DA REPRODUÇÃO À PRODUÇÃO. EntreLetras, 9(2), 27–43. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)