LEITURA DO MUNDO NO RAP:

UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana de Araújo Coutinho
  • Maria da Penha Casado Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

 

Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar os resultados de uma experiência de ensino de leitura como ato responsivo, em sala de aula do Ensino Fundamental – 6º e 9º ano. Para tanto, elaboraram-se duas sequências didáticas com uma proposta de trabalho com a leitura, em uma perspectiva dialógica, considerando a responsividade, o exercício da contrapalavra, de canções de protesto do gênero discursivo rap. Fundamenta essa proposta as concepções de Bakhtin e o Círculo sobre gêneros discursivos, vozes sociais, responsividade e ideologia. Além disso, ancora esse trabalho concepções de leitura como prática social advindas das reflexões de Geraldi e Freire.        

Palavras-chave: gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática.

 

Abstract: This paper  aims to discuss the results of a reading teaching experience as responsive act in the classroom of 6th-9th grade elementary school -. Therefore, two didactic sequences were elaborated with a proposal to work with reading in a dialogical perspective, considering responsiveness, the exercise of counterwording of protest songs in discursive rap genre. This proposal has underlied the concepts by Bakhtin and Circle about genres, social voices, responsiveness and ideology. Furthermore, this work has anchored conceptions of reading as a social practice stemming of reflections by  Geraldi and Freire.

Keywords: discursive genre; rap music; social voices; ideological vision; didactic sequence.

 

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Coutinho, A. de A., & Alves, M. da P. C. (2017). LEITURA DO MUNDO NO RAP:: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DE PRÁTICAS LEITORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 8(1), 135–158. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/3159

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)