FALSOS COGNATOS: O TRATAMENTO DOS VERBETES NOS DICIONÁRIOS LONGMAN E OXFORD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p261

Resumo

Na aprendizagem de uma língua estrangeira, muitas vezes o aprendiz busca entender um texto traduzindo e interpretando palavra por palavra. Este posicionamento dificulta o desenvolvimento da aprendizagem, pois, em relação a língua inglesa há os denominados falsos cognatos que confundem o aprendiz na clareza do texto estudado. Sendo assim, a pesquisa surgiu com estudos e discussões sobre o léxico na disciplina Lexicografia ofertada pelo programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura-UFT. Desse modo, pretendemos a partir desse contexto analisar e comparar como ocorre o registro dos falsos cognatos nos dicionários Oxford (2009) e Longman (2008). Para o referencial teórico utilizamos percurso histórico sobre Lexicologia e Lexicografia, Lexicografia da Língua Inglesa, considerações sobre os dicionários bilíngues e uma breve abordagem sobre os falsos cognatos.

Biografia do Autor

Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professora de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Mestre em Língua Portuguesa pela UERJ. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT).

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT) e ProfLetras.

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Maldaner, L. de C. B. F., Castiglioni, A. C., & Abdalla Dias Barbosa, S. M. (2019). FALSOS COGNATOS: O TRATAMENTO DOS VERBETES NOS DICIONÁRIOS LONGMAN E OXFORD. EntreLetras, 9(3), 261–276. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p261

Edição

Seção

Temas Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)