v. 10 n. 1 (2019): Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira

Dossiê Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira. Ilustração de Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira

A presente edição da EntreLetras, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Araguaína, traz como dossiê a temática dos “Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira”. A elaboração dessa edição especial resultou de uma proposta do Grupo de Trabalho da ANPOLL “Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira”, cujo objetivo é aproximar, divulgar e fortalecer a pluralidade de abordagens teóricas, práticas e metodológicas empreendidas pelos Programas de Pós-Graduação localizados no que se compreende como Amazônia Legal. Nesta região onde o fazer científico encontra grandes desafios – avolumados com as ameaças de cortes para universidades e redução de bolsas para pesquisadores, como resultado de políticas traduzidas até então pelo eufêmico termo “contingenciamento” – são realizados estudos que tocam de perto a questões relevantes para a compreensão de diferentes perspectivas dessa vasta faixa territorial. Aqui se abrigam heterogêneas paisagens, mas sobretudo culturas, povos e línguas. 

Além dos textos 13 organizados no dossiê pelas professoras Dra. Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFT) e Dra. Leandra Inês Seganfredo Santos (UNEMAT), esta edição traz 9 artigos nas áreas dos estudos linguísticos e literários, que foram incluídos na seção Temas Livres.  Três contos com diferentes poéticas contribuíram para a qualidade da seção Produções Literárias.

Agradecemos a todos os pesquisadores e pesquisadoras que se somaram para o sucesso deste novo volume da EntreLetras, com atenção especial às organizadoras do dossiê temático e aos pareceristas. 

A gravura da capa (sem título, 2019) é de autoria do pesquisador e artista plástico Dr. Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT).

 

 

Publicado: 2019-06-01

Dossiê

Produção Literária