A LEITURA EM UM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CONVITE À REFLEXÃO

Autores

  • Letícia Veste Correia UNESP/IBILCE
  • Patrícia Fabiana Bedran Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p480

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar as crenças acerca da leitura e das atividades de leitura em aulas de língua portuguesa, apresentadas por uma professora de uma escola da rede pública do ensino fundamental I, bem como promover uma discussão sobre os procedimentos do professor no que diz respeito ao trabalho com a leitura e as suas implicações para o processo de formação dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico (ERICKSON, 1986; ANDRÉ, 2000), que apresenta como referencial teórico as pesquisas sobre crenças (BARCELOS, 2006; SILVA 2007), leitura e ensino (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2001; SAVELI, 2003; SOARES, 2004) e formação reflexiva do professor (PIMENTA; GHEDIN, 2002 e ZEICHNER, 2008).

 

Biografia do Autor

Patrícia Fabiana Bedran, Universidade Estadual Paulista - UNESP

outora em Estudos Linguísticos, área de concentração Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto - SP (2012). Foi bolsista Fapesp e realizou período de bolsa sanduíche na Università Ca'Foscari, em Veneza - Itália (2011). É Mestre em Estudos Linguísticos - área de concentração: ensino e aprendizagem de línguas (2008) e licenciada em Letras - Português/Italiano (2005), pela mencionada universidade. Atuou em contextos públicos e privados de Ensino Fundamental II e Superior. Atualmente, é docente do departamento de Educação da UNESP - IBILCE, São José do Rio Preto. É responsável pela orientação/supervisão dos Estágios Curriculares Obrigatórios em Língua Materna do Curso de Letras - Licenciatura e Presidente da Comissão de Estágios do Curso de Letras. É líder, desde 2014, juntamente com a Profa. Dra. Maria Helena Vieira-Abrahão, do Grupo de Pesquisa GESFOPLE - Grupo de Estudos Socioculturais na Formação de Professores de Língua Estrangeira, cadastrado junto ao CnPQ.

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Correia, L. V., & Bedran, P. F. (2018). A LEITURA EM UM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM CONVITE À REFLEXÃO. EntreLetras, 9(2), 480–500. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p480