O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Patricia Rosicleia da Silva Sodré Universidade Federal do Espírito Santo
  • Arlene Batista da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147

Palavras-chave:

ensino de literatura; experiências literárias; ensino médio; práticas de leituras literárias

Resumo

Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as experiências literárias dos alunos concluintes da educação básica, em uma escola pública estadual do ES, na tentativa de compreender como se dão as práticas de leitura desses jovens. Pretende-se dar visibilidade às experiências literárias dos alunos, inspirar novas abordagens investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura e estimular as discussões acerca da educação literária. Para isso, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Antonio Candido (1972, 2011); Roger Chartier (1999, 2002); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros.

Referências

ABRAMO, H.W. O uso das noções de adolescência e juventude no contexto brasileiro. In Freitas, M. V. de (Orgs.). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação educativa. 2005. Disponível em: http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/472_1175_cadernoJuv.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.

BRASIL. Orientações Curriculares para o ensino médio. v. 1 (Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias). Brasília: MEC/SEB, 2006, p. 49-86.

CÂNDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Remate de Males. Antonio Candido. Unicamp: IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária, 1999, p. 81- 90. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992 . Acesso em: 17 de janeiro de 2019.

CANDIDO, Antonio, O Direito à Literatura. Vários escritos. 5ª ed., corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. Ed. Portugal: Difel, 2002.
______. Práticas de Leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Roger Chartier: Do livro à leitura. 5. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

DALVI, Maria Amélia. Ensino de Literatura: algumas contribuições. In: Elzira Yoko UYeno; Mirian BUAB Puzzo; Vera L. B. da S. Renda. (Org.). Linguística Aplicada, Linguística e Literatura: Intersecções profícuas. Campinas: Pontes, 2012, p. 15-43.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: 2. ed. Editora 34, 2009.

REZENDE, Neide de. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. São Paulo, Estudos Avançados n. 93, 2018, p. 93-105. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n93/0103-4014-ea-32-93-0093.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.

______, N. L. O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas de leitura contemporâneas. In: SANTINI, J. (Org.) Literatura, crítica, leitura. Uberlândia:
Edufu, 2011. p. 273. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/gt_lt01_artigo_8.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.

______. Neide; DALVI, Maria Amélia. Ensino de Literatura: o que dizem as dissertações e teses recentes (2001-2010)? DLCV, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 37-58, jul/dez/ 2011.

_____, Neide. Apresentação ao leitor brasileiro. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e o ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 7-18.

______.A formação do leitor na escola pública brasileira: um jargão ou um ideal? In: ALVES, José Helder Pinheiro (Org.). Memórias da Borborema 4: Discutindo a literatura e seu ensino. p. 37-54. Campina Grande: Abralic, 2014.

ROUXEL, Annie. Mutações epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor. Trad. Samira Murad. Revista Criação e Crítica, n. 9, p. 13-24, nov. 2012. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/criacaocritica >. Acesso em 07 set. 2018.

______. Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Leitura subjetiva e o ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

da Silva Sodré, P. R., & Silva, A. B. da. (2021). O ENSINO DE LITERATURA E AS PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. EntreLetras, 11(3), 128–147. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p128-147