AULA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ELABORAÇÃO DIDÁTICA COM MEMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p226

Resumo

O artigo trata de uma reflexão da forma de mobilização das noções teórico-metodológicas bakhtinianas de dialogismo e gênero discursivo, em atividades elaboradas para aulas de leitura e análise linguística com memes. As relações dialógicas são contempladas nas questões sobre condições de produção, enfatizando seu espaço-tempo de circulação, endereçamento a seus interlocutores, finalidade. A noção gênero discursivo suscita análise do conteúdo temático por meio do que se torna dizível; o tom de ancoragem valorativa; em relação à estrutura composicional, o destaque é para o visual e verbal; e, ao estilo, as marcas linguístico-enunciativas da relação entre a forma visual e verbal.

Biografia do Autor

Lilian Cristina Buzato Ritter, UEM

Concluiu doutoramento em 2012, no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Professora efetiva da Universidade Estadual de Maringá, desde o ano de 2000, atua na linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco nas práticas de leitura e análise linguística. Seus trabalhos ancoram-se, teoricamente, na visão sócio-histórica da linguagem pela produção das ideias do Círculo de Bakhtin. Assumiu a coordenação do subprojeto PIBID - Letras, da Universidade Estadual de Maringá, em junho de 2013. A partir de 2013, atua como professora efetiva no Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS-UEM).

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Buzato Ritter, L. C., & Braga, B. E. (2018). AULA DE LEITURA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ELABORAÇÃO DIDÁTICA COM MEMES. EntreLetras, 9(2), 226–244. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p226