CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DE CORREÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Cláudia Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p341

Resumo

Este artigo discute as contribuições de alguns métodos de correção de produções textuais e também da prática de reescrita para a melhoria da aquisição da escrita, baseando-se em uma pesquisa qualitativa em educação, que teve como corpus textos do gênero resumo produzidos por alunos de uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Divinópolis-MG. Para isso, ancora-se nos pressupostos teóricos de Antunes (2003; 2006), Bakhtin (1992), Brasil (1998; 2016), Fiad (2009), Franchi (2006), Geraldi (2012), Gonçalves (2010), Machado (2010), Matencio (2003), Ruiz (2010).  Todos os textos produzidos foram corrigidos por três diferentes métodos de correção: indicativa, textual-interativa e lista de verificação e reescritos após cada método aplicado. Os resultados apontam um melhor desempenho dos alunos em relação à escrita após a reescrita com base nas listas de verificação.

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Publicado

2018-10-28

Como Citar

Rodrigues, C. R. (2018). CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DE CORREÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. EntreLetras, 9(2), 341–360. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p341