ATRAVÉS DA TOLERÂNCIA E DO RESPEITO À DIVERSIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA REEDUCAR O HOMEM ATUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p501

Resumo

Este artigo nasce dos estudos e pesquisas sobre o conceito de cultura e identidade cultural na disciplina de “Tópicos I: Ensino e Valorização da Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT). Este escrito objetiva refletir e analisar a identidade cultural pós-moderna tendo em vista uma perspectiva educacional metamórfica e solidária do ser humano. A metodologia utilizada foi teórica de cunho bibliográfica, feita através de análises de artigos, revistas, livros e em sites especializados no assunto. Os resultados mostram que a desfragmentação da identidade na pós-modernidade é apenas um começo de uma nova era e um novo modo de ser-no-mundo, sem certezas, sem portos fixos, sem verdades absolutas. A crise de identidade traz consigo também uma não aceitação do outro, do diferente, do diverso. Faz-se necessário, então, uma educação que seja capaz de suscitar nas mentes o respeito às diferenças e a busca sincera da própria verdade.

Biografia do Autor

Haleks Marques Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, ISTA\PUC Minas; Teologia pela Università Pontificia Salesiana de Roma, UPS, (Itália) e é Mestrando em Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína.

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Brasília (UnB). 

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Silva, H. M., & Rodrigues, W. (2018). ATRAVÉS DA TOLERÂNCIA E DO RESPEITO À DIVERSIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA REEDUCAR O HOMEM ATUAL. EntreLetras, 9(2), 501–513. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p501