UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA DE BOBÓK, O CONTO SÍNTESE DA OBRA DE DOSTOIÉVSKI

Autores

  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri
  • Ana Karoline Sabino da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Emanoely Silva de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Sarah Bezerra Borges Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • João Yure Santos Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

Resumo: Este trabalho aborda aspectos dialógicos e polifônicos, bem como elementos da menipeia, presentes na obra de Dostoiévski e também no conto Bobók, sob o ponto de vista da teoria dialógica de Bakhtin. A análise – que recorre principalmente a Bakhtin (2015, 2011, 2010a, 2010b), Brait; Machado (2011), Schaefer (2011) e Schnaiderman (1983) – consiste, metodologicamente, na investigação do processo de construção do sentido do enunciado a partir das relações dialógicas instauradas e do projeto discursivo do autor. A conclusão destaca que o conto Bobók é, pela maestria com que o autor usa a arte literária para fazer crítica satírica, a obra mais pontiaguda com que Dostoiévski alfinetou a sociedade da Rússia oitocentista.

Palavras-chave: dialogismo; polifonia; sátira menipeia.

 

 

Abstract: This paper approaches dialogical and polyphonic aspects, as well as menippean elements present in Dostoevsky’s works and also in his short story Bobok, from the point of view of the dialogic theory. The analysis – which mainly uses Bakhtin (2015, 2011, 2010a, 2010b), Brait; Machado (2011), Schaefer (2011) and Schnaiderman (1983) – methodologically consists in the investigation of the enunciate’s process of construction of meaning, while taking into account the dialogical relations established and the discursive project of the author. The conclusion emphasizes that the short story Bobok is, by the mastery with which the author uses the literary art to make satirical critique, the most pointed work that Dostoevsky needled the society of nineteenth-century Russia.

Keywords: dialogism; polyphony; menippean satire.

Biografia do Autor

Ana Karoline Sabino da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduanda em Letras na Universidade Regional do Cariri (URCA). Estudante-pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI).

Emanoely Silva de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduanda em Letras na Universidade Regional do Cariri (URCA). Estudante-pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI).

Sarah Bezerra Borges, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduanda em Letras na Universidade Regional do Cariri (URCA). Estudante-pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI).

João Yure Santos Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Letras na Universidade Regional do Cariri (URCA). Estudante-pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI).

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

de Freitas Leite, F., Sabino da Silva, A. K., Silva de Sousa, E., Bezerra Borges, S., & Santos Silva, J. Y. (2017). UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA DE BOBÓK, O CONTO SÍNTESE DA OBRA DE DOSTOIÉVSKI. EntreLetras, 8(1), 101–111. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/3372

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)