LITERATURA E ENSINO

UMA REFLEXÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Chirley Domingues Unisul
  • Eliane Debus Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Dilma Juliano Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p259-272

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir sobre a formação do professor de literatura no âmbito dos cursos de licenciatura em Letras. Tal reflexão resulta de uma pesquisa realizada nos anos de 2018 e 2019 com acadêmicos do curso de Letras de duas universidades do estado de Santa Catarina. A pesquisa, de caráter exploratório, realizou-se com o auxílio de alguns instrumentos como questionário, caderno de registro e atividades de docência realizadas pelos alunos no âmbito das universidades. Os resultados mostraram, até o momento, que as universidades precisam considerar a importância de uma formação mais específica para o professor de literatura.

Biografia do Autor

Eliane Debus, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2001). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC. 

Dilma Juliano, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem- PPGCL/UNISUL

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Publicado

2021-03-06

Como Citar

Domingues, C., Santana Dias Debus, E., & Rocha Juliano, D. B. (2021). LITERATURA E ENSINO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. EntreLetras, 11(3), 259–272. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p259-272