SUJEITO, LINGUAGEM E ESCRITA

Autores

  • Cristiane C. de Paula Brito

Resumo

À luz do entremeio da Linguística Aplicada com a Análise do Discurso de linha francesa, este artigo visa discutir a relação sujeito/linguagem e prática da escrita, a partir da análise de duas dissertações de candidatos a um exame de vestibular. Apresentamos, primeiramente, alguns trabalhos que, apesar de estarem inscritos em diferentes lugares teórico-metodológicos, têm em comum o fato de apontarem a homogeneização do ensino escolar da escrita. Em seguida, tecemos algumas considerações sobre as implicações de se adotar a escrita como prática significativa de linguagem. E, finalmente, discutimos nosso gesto interpretativo de análise das dissertações, a fim de problematizar a forma como os sujeitos significam o tema proposto no exame, provocando a emergência ou o apagamento de sua constituição subjetiva.

Biografia do Autor

Cristiane C. de Paula Brito

Mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do Instituto de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia, na área de língua inglesa. E-mail: depaulabrito@gmail.com

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Como Citar

C. de Paula Brito, C. (2014). SUJEITO, LINGUAGEM E ESCRITA. EntreLetras, 3(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/961