OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS

Autores

  • Jéssica de Souza Carneiro

Resumo

As tecnologias trouxeram novas configurações para a linguagem como um todo epara a literatura em particular. Tanto a leitura quanto a escrita, hoje, são reconcebidas emfunção do que permite o chamado texto digital. Essa textualidade eletrônica implica odesenvolvimento dos chamados gêneros textuais digitais, os e-gêneros, como os weblogs, pormeio dos quais podemos identificar a formação do que chamamos webliteratura, umamodalidade da escrita que confere ao texto características próprias potencializadas pelainternet e o universo virtual. Neste artigo, buscamos abordar a linguagem dos blogs enquantonovos formatos de circulação e expressão presentes na web no sentido de demonstrar como osgêneros textuais digitais mostram-se interessantes ao processo de ensino/aprendizagemtomando como referência uma categoria de formação que denominamos transletramentohipertextual.

Biografia do Autor

Jéssica de Souza Carneiro

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail:Jessica.souza.jor@gmail.com

Downloads

Como Citar

de Souza Carneiro, J. (2014). OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS. EntreLetras, 3(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/940