UM DICIONÁRIO PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS: AS DIFICULDADES DA MACROESTRUTURA

Autores

  • Félix Valentín Bugueño Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SIL
  • Renata Martins da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SIL

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p324-344

Palavras-chave:

Dicionários infantis; dicionários onomasiológicos; espanhol como língua estrangeira.

Resumo

No âmbito da lexicografia e do ensino-aprendizagem de espanhol, um grande desafio na compilação de um dicionário infantil consiste em como apresentar um inventário léxico segundo critérios lexicográficos para crianças que ainda não têm consolidado um letramento mínimo não apenas na língua estrangeira, mas também na língua materna. O objetivo do presente trabalho é traçar algumas considerações preliminares dos desafios que implica a definição de uma macroestrutura de ordenação não alfabética. Para tanto, são avaliados documentos norteadores para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras / línguas adicionais, assim como é feita uma análise de três dicionários pretensamente voltados a esse público.

Biografia do Autor

Félix Valentín Bugueño Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SIL

Possui Graduação em Língua e Literaturas de Língua Espanhola (Licenciado en Lengua y Literaturas Hispánicas) pela Universidad Católica de Valparaíso / Chile e doutorado em Filologia Românica (Doktor der romanischen Philologie) pela Ruprecht-Karl Universität Heidelberg / Alemanha. Professor Visitante na Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) / Brasil e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / Brasil. Atualmente, é Professor Associado IV de Língua Espanhola (graduação) e de Lexicografia (pós-graduação) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras. Bolsista do Katholischer Akademischer Ausländer-Dienst (KAAD) / Alemanha, da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) / Brasil e do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) / Alemanha. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg / Alemanha e na Universidade de Paderborn / Alemanha. Membro de Conselho Editorial da Editora Instituto de Letras UFRGS e de vários periódicos. Parecerista ad hoc de vários periódicos. Orientador de doutorado, mestrado, trabalhos de conclusão de curso e Iniciação Científica. Áreas de concentração de Pesquisa: Metalexicografia; lexicografia mono- e bilíngue (português, espanhol, alemão, inglês, latim); lexicografia pedagógica (português, espanhol, alemão, inglês, latim); lexicologia e semântica; lexicologia e ensino de línguas.

Renata Martins da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SIL

Mestranda em Letras (Estudos da Linguagem - Lexicografia), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bolsista CNPq. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol pela UFRGS (2017-2). Bolsista IC / UFRGS Voluntária (2016-2017). Premiações e destaques em eventos. Áreas de pesquisa: Lexicografia e Metalexicografia; Língua Espanhola; Ensino de espanhol para Crianças.

Referências

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Os Dicionários na Contemporaneidade: Arquitetura, Métodos e Técnicas. In: ISQUERDO, A. N.; OLIVEIRA, A. M. P. P. de O. (Org.) As Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Campo Grande: Editora UFMS, vol. I, 1998, p. 129-142.

BORBA, Laura Campos de. Panorama da Lexicografia Hispânica: subsídios para o professor de ELE. Saarbrücken: NEA - Novas Edições Acadêmicas, 2017.

BRASIL. Decreto nº 350, de 21 de novembro de 1991. Promulga o Tratado para a Constituição de um Mercado Comum entre a República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai (TRATADO MERCOSUL). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, DOU, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 nov. 1991.

BRASIL. Projeto de Lei nº 4.004 de 1993. Emenda. Torna obrigatória a inclusão do ensino da língua espanhola nos currículos plenos dos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus. Disponível em: <http://www.camara.gov.br>. Acesso em: 11 maio 2017.

BS. HALLIG Rudolf; WARTBURG, Walther von. Begriffssystem als Grundlage für die Lexicographie. Berlin: Akademie Verlag, 1963.

DI. CASARES, Julio. Diccionario ideológico de la lengua española. Barcelona: Gustavo Gili, 1982.

DIBE. BEAUMONT, E. Dicionário por imagens Brasileiro Espanhol. Paris: Partenaires-Livres, 2001.

DLex. HARTMANN, Reinhard; JAMES, Gregory. Dictionary of Lexicography. London: Routledge, 2001.

Dlfr. TOURNIER, Nicole; TOURNIER, Jean. Dictionnaire de lexicologie française. Paris: Ellipses, 2017.

DURAN, M. S; XATARA, C. M. Lexicografia Pedagógica: Atores e Interfaces. Delta, São Paulo, PUCSP, v. 23, n 2, p. 203-222, p. 1-20, 2007.

ECCARD, L. et alii. Anais do I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: CAP/UERJ, 2018.

ENGELBERG, Stephan; LEMNITZER, Lothar. Lexikographie und Wörterbuchbenutzung. Tübingen: Stauffenburg, 2004.

FARIAS, Virgínia. Desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa. 2009. 285 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FARIAS, Virgínia. Sobre a definição lexicográfica e seus problemas: fundamentos para uma teoria geral dos mecanismos explanatórios em dicionários semasiológicos. 2013. 398 f. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GEERAERTS, Dirk. Theories of Lexical Semantics. New York: OUP, 2010.

GOUWS, Rufus. Types of Articles, their Structure and Different Types of Lemmata. Van Sterkenburg, P. A Practical Guide to Lexicography. Amsterdam: John Benjamins, 2003, p. 34-43

GUIMARÃES, A. História do Ensino de Espanhol no Brasil. Revista Scientia Plena. Aracaju, Universidade Federal de Sergipe, v.7, n.11, p. 1-9, novembro 2011. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/173/423. Acesso em: 29 julho 2019.

HAENSCH, Günther. Tipología de las obras lexicográficas y Aspectos prácticos de la elaboración de diccionarios. In: Idem. La lexicografía. De la lingüística teórica a a la lexicografia prátctica. Madrid: Gredos, 1982.

HAUSMANN, Franz-Joseph et alii. Wörterbücher, Dictionaries, Dictionnaires. Ein internationales Handbuch zur Lexikographie. Berlin / New York: De Gruyter, 1989-1991.

LANDAU, Sidney. Dictionaries. The art and craft of lexicography. Cambridge: CUP, 2001.

MCER. Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2002. 263p.

MUGGLESTONE, Lynda. Dictionaries. A very short introduction. Oxford: OUP, 2011.

PCIC. Plan Curricular del Instituto Cervantes. Madrid: Biblioteca Nueva. 2006.

PIOTRWSKI, Tadeusz. A Theory of Lexicography – Is there One? In: JACKSON, Howard (ed.). The Bloomsbury Companion to Lexicography. London: Bloomsbury, 2015, 303-320.

MPPal. Mis Primeras 1000 Palabras. Madrid: LIBSA, 1997.

PictoD. Pictodiccionario: diccionario en imágenes. Madrid: Santillana, 1995.

PrimPal. MACKINNON, M.; TAPLIN, S. Primeiras palavras em espanhol: Ouvir, brincar e aprender. Berberi: Usborn, 2016.

RUNTE, Maren. Lernerlexikographie und Wortschatzerwerb. Berlin: de Gruyter, 2015.

SCHLAEFER, Michael. Lexikologie und Lexikographie. Eine Einführung am Besipiel deutscher Wörterbücher. Berlin: Erich Schmidt, 2009.

SPARROW, Wendy; BUTVILOFSKY; ESCAMILLA, Kathy. The evolution of biliterate writing development through simultaneous bilingual literacy instruction. In: BAUER, Eurydice B.; GORT, Mileidis (Eds.) Early Biliteracy development: Exploring young learners’ use of their linguistic resources. New York: Routledge, 2012.

WebColl. Merriam-Webster´s Collegiate Dictionary. Springfield: Merriam-Webster, 1999.

WIEGAND, Herbert Ernst.Nachdenken über Wörterbücher: Aktuelle Probleme. In: DROSDOWSKI, Günther; HENNE, Helmut; WIEGAND, Herbert Ernst (Hrsg.). Nachdenken über Wörterbücher. Mannheim/Vienna/Zurich: Bibliographisches Institut, 1977, p. 51-102.

ZANATTA, Flavia. A norma linguística e seu reflexo em dicionários de língua portuguesa. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas / OMNIScriptum, 2017.

ZGUSTA, Ladisłav. A Manual of Lexicography. Praha: Academie, 1971.

Downloads

Publicado

2021-06-13

Como Citar

Bugueño Miranda, F. V., & Martins da Silva, R. (2021). UM DICIONÁRIO PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS: AS DIFICULDADES DA MACROESTRUTURA . EntreLetras, 12(1), 324–344. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n1p324-344