ESCOLHAS LITERÁRIAS E USO DE ANTOLOGIAS POÉTICAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Clecio dos Santos Bunzen Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Dantas UFPE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p170-191

Resumo

A seleção dos textos literários para trabalhar com as turmas do Ensino Médio tem sido um desafio para os(as) professores(as), uma vez que a autoria docente e os aspectos pedagógicos (curriculares, didáticos, etc.) atravessam tais escolhas. No intuito de refletir sobre a mediação do texto literário na escola, trazemos uma experiência recente com a construção de uma antologia poética a qual foi utilizada em um turma do 2º ano do Ensino Médio, no contexto do estágio supervisionado de um curso de Letras. A partir de tal experiência, discutiremos sobre os critérios e (im)possibilidades para organizar uma antologia para jovens do ensino médio, afastando-se das escolhas prescritas pelos exames vestibulares e pelos livros didáticos. Ao mesmo tempo, o uso da antologia implicou uma reflexão pedagógica sobre os modos de ler e de avaliar a compreensão do texto na escola, destacando os processos singulares e subjetivos de apreciação estética e ética dos leitores.

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Publicado

2021-03-06

Como Citar

Bunzen Júnior, C. dos S., & Dantas, L. (2021). ESCOLHAS LITERÁRIAS E USO DE ANTOLOGIAS POÉTICAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO. EntreLetras, 11(3), 170–191. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p170-191