CRÔNICAS DO ARAGUAIA:

ENTREVISTA COM O ESCRITOR E PESQUISADOR JANAILSON MACEDO

Autores

  • Jacielle da Silva Santos UFT
  • Janailson Macêdo Luiz Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Luiza Helena Oliveira da Silva UFT
  • Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-6011-9527

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p440

Palavras-chave:

Guerrilha do Araguaia;, entrevista;, ficção;, história;, dialogismo.

Resumo

Entrevistamos para esse dossiê da ENTRELETRAS o escritor Janailson Macêdo Luiz que publicou, em 2015, o livro Crônicas do Araguaia, o qual remete diretamente a acontecimentos relacionados ao que a história convencionou denominar como Guerrilha do Araguaia. Estamos diante de uma produção inserida na classificação de “literatura de testemunho”, mais próxima às vertentes latino-americanas do testimonio e que transita entre a ficção e o fato histórico. Janailson é docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e doutorando em História Social pela USP. A entrevista com o autor se deu pelo Whatsapp, em abril de 2020, durante o período da quarentena relativa à pandemia do Covid-19. Seu trabalho se mostra bastante relevante por trazer à memória uma parte da história que, até mesmo por orientação das diretrizes do governo ditatorial (1964-1985) e por uma justiça de transição que não se efetivou, deveria ser lançada ao esquecimento. Em seu relato, trata de seu processo de criação, a relação entre ficção e história, trazendo personagens que perpassam suas narrativas e aludem à memória social em torno dos acontecimentos relacionados à Guerrilha, à tortura, à resistência.

Biografia do Autor

Jacielle da Silva Santos, UFT

Atualmente é Mestra em Letras (PROFLETRAS/2014-2016) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professora efetiva de Língua Portuguesa da SEDUC-TO, no município de Araguaína-TO. Possui Especialização em Ensino Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2009) e Graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2008). Durante a Licenciatura em Letras foi bolsista do programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT/NUCLEART) e de Iniciação Científica (CNPQ/PIBIC). Após a graduação foi tutora na área de Linguagens e Letramentos de programa de alfabetização do FNDE/MEC Pró-Letramento/Linguagem (CAPES/UNB). Desenvolveu pesquisa-ação sobre ?(RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS.?, relacionada à área de concentração em Linguagens e Letramento e linha de pesquisa em Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, letramento(s), prática de leitura e produção de textos, representações discursivas, identidades.

Janailson Macêdo Luiz, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente da Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo. 

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT

É mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Em 2013/2014, realizou estágio pós-doutoral em sociossemiótica no Centre de Recherches Politiques (CEVIPOF-CNRS) com bolsa CAPES. Desde 2005, é docente da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult). Tem experiência como docente na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, gêneros digitais, memória e formação de professores, espaço. Integra o grupo de pesquisa SEDI (Semiótica e Discurso), da UFF, e coordena o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido ? Tocantins), na UFT. Publica regularmente em revistas científicas, tendo organizado em parceria com outros pesquisadores os livros "Ensino de língua e literatura: pesquisas na pós-graduação" (EDUFT, 2014) e "Como fazer relatórios de pesquisa: investigações sobre ensino e formação de professor de língua materna" (Mercado de Letras, 2010) e duas coletâneas de trabalhos do ProfLetras (2017). Escreve ainda crônicas e poemas, divulgados em coletâneas e portais da Internet. Em 2016, publicou pela EdUFT, o livro de poemas Solau do Mal de Amor. Desde 2015, atua como coordenadora do ProfLetras/UFT. Atualmente, integra o Conselho Gestor do Profletras, como coordenadora adjunta. Atua como editora-chefe da Revista EntreLetras (PPGL/UFT) a partir de setembro de 2016. É membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e integra a Rede de Pesquisa ENTREMEIO. Atuou como membro da diretoria do GELLNORTE (Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte) no biênio 2017-2019.

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins

Está vinculado como Prof.º Adjunto II em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e líder do Grupo de Pesquisa Violência e Estado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Também, foi professor pela UFRGS no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel, no período 2013/2014. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Está credenciado como professor permanente no PPG Letras/UFT. Atualmente, realiza estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa sobre cinema e literatura política, no período de 2019/2020. Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partidos Políticos, Ditadura Militar e Literatura Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho.

Referências

MACEDO, Janailson. Crônicas do Araguaia. Marabá: Ed. Do Autor, 2015

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

da Silva Santos, J. ., Macêdo Luiz, J., Oliveira da Silva, L. H. ., & Figueiredo, C. A. S. (2020). CRÔNICAS DO ARAGUAIA: : ENTREVISTA COM O ESCRITOR E PESQUISADOR JANAILSON MACEDO. EntreLetras, 11(1), 440–451. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p440

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)