GRACILIANO RAMOS: o artista e o intelectual das “Memórias do Cárcere”

Autores

  • Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira
  • Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira Universidade Federal Fluminense - UFU

Resumo

Este trabalho intenta analisar a atuação do escritor e intelectual Graciliano Ramos, que seinsere no denominado “Romance de 30” da Literatura Brasileira do século XX, fazendo umrecorte ao destacar a narrativa Memórias do cárcere (1953). Tenciona-se enfocar a obra doautor alagoano à luz da teoria do crítico, escritor e filósofo alemão Walter Benjamin, acercado “Conceito de História”, mostrando como a obra de Graciliano Ramos pode ser vista comoum exemplo de escrita cuja postura narrativa assumida é a de colocar-se ao lado dosoprimidos, numa época em que a arte tinha relação com o modo como deveria ser entendido oprocesso de modernização do país, que buscava uma posição diante dessa modernidade e quese apresentava como um grande desafio para os intelectuais brasileiros.

Biografia do Autor

Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira

Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Bolsista do CNPq. Grupode Pesquisa”Viagens: entre literaturas e culturas”(Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq)

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Como Citar

Abrahão dos Santos Oliveira, A. M., & Oliveira, A. M. A. dos S. (2014). GRACILIANO RAMOS: o artista e o intelectual das “Memórias do Cárcere”. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/901