SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR

Autores

  • Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297

Palavras-chave:

letramentos literários, mediação, formação do professor-leitor

Resumo

Analisamos um evento de letramento em um curso de Pedagogia. Interessamo-nos pelos sentidos produzidos durante um dos momentos da disciplina sobre letramentos literários que objetivou a formação do professor leitor, com base na premissa de que o hábito da leitura favorece a mediação na construção desse letramento. Para fins de registro, utilizamo-nos de gravações em áudio e anotações em diário de campo. As interações foram analisadas a partir dos preceitos de dialogismo e construção de sentidos de Bakhtin ([1929] 2006; [1970-71] 2017) e evidenciaram uma vasta gama de interpretações polifônicas nas práticas sociais dos estudantes.

Biografia do Autor

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei UFSJ e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI UFSJ

Graduada em Pedagogia (1991), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998/2004). Pós-doutorado pela University of London, Kings College. Professora Associada III da Universidade Federal de São João Del Rey. É pesquisadora da área de letramento e alfabetização. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares, em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Coordena o GPEALE - Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento. Vice-presidente da ABALF 2014-2017. É presidente do Conselho Fiscal da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - 2018-2020. Membro da editoria científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 2019-2021.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Vieira. São Paulo: Hucitec, 12ª ED. 2006 [1929].
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 1ª ED. 2017 [1970-71].
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Local Literacies. Reading and Writing in one Community. London/New York: Routledge, 1998.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas cidades, 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
HEATH, Shirley Brice. What No Bedtime Story Means: Narrative Skills at Home and School. Language in Society, Vol. 11, No. 1, pp. 49-76. 1982.
MACEDO, Maria do Socorro A. N. Leitura e Letramento Literário: questões sobre os processos de escolarização. In: MACEDO, Maria do Socorro A. N. & GONTIJO, Cláudia M. M (orgs). Políticas e práticas de alfabetização. Recife: UFPE, 2017.
MOTA, Eliane C.; SCORZONI, Marilia F.; ALSEMI, André L. Projeto de extensão “Clube de Leitura nas Escolas”: uma experiência pautada no letramento literário. Revista Iluminart. IFSP: ano XI, n. 17, 2019.
PAULINO, Graça.Letramento Literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu-MG: ANPED. Texto encomendado: GT 10 - Alfabetização Leitura e Escrita. Texto eletrônico, 17 p. 1999.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho Braga, Portugal, vol. 17, núm. 1, 2004, pp. 47-62.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
STREET, Brian. Culture is a verb. In D. Graddol, L. Thompson, & M. Byram (eds.) Language and Culture. Clevedon: Multilingual Matters. 1993.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University. Press, 1984.
STREET, Brian. Os Novos Estudos sobre o Letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (orgs). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 33-53.

Downloads

Publicado

2021-03-06

Como Citar

Diniz Gomides Castro Santos , P. A., & Alencar Nunes Macedo, M. do S. (2021). SENTIDOS (RE) CONSTRUÍDOS NA LEITURA DE CLARICE LISPECTOR EM UMA AULA SOBRE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR. EntreLetras, 11(3), 273–297. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p273-297