O ROMANCE HISTÓRICO PARANAENSE:

PERSPECTIVAS E PLURALIDADES, PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Autores

  • Thiana Nunes Cella Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); IFPR
  • Fábio Luis dos Santos Universidade Estadual do Oeste do `Paraná
  • Jorge Antonio Berndt Universidade Estadual do Oeste do `Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p170

Palavras-chave:

hist´ória, narrativas híbridas de história e ficção, romance histórico paranaense

Resumo

O artigo aqui apresentado é parte de projeto de pesquisa que pretende investigar a trajetória do romance histórico paranaense com base na evolução que o gênero sofreu desde seus exemplares laudatórios, contemplando suas produções críticas e desconstrucionistas, até a modalidade mais recente, a crítica mediadora. Para a realização dessa tarefa analisamos narrativas representativas de cada fase estipulada por Fleck (2017), a saber: a- acrítica, b- crítica/desconstrucionistas e c- crítica/mediadora, com a intenção de melhor compreender a trajetória do gênero no estado do Paraná, bem como ratificar sua pluralidade temática, histórica e estilística.

Biografia do Autor

Thiana Nunes Cella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); IFPR

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Docente do Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Coronel Vivida. Integrante do grupo de pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização.

Fábio Luis dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do `Paraná

Acadêmico de Letras Português/Espanhol da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Bolsista PIBIC-CAPES-CNPq, sob orientação do Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Integrante do grupo de pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização. Bolsista CNPq.

Jorge Antonio Berndt, Universidade Estadual do Oeste do `Paraná

Graduado em Letras Português\Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Integrante do grupo de pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização.

Referências

AÍNSA, F. La nueva novela histórica latinoamericana. Plural, México, n. 240, p. 82-85, 1991.

AÍNSA, F. Invención literaria y ‘reconstrucción’ histórica en la nueva narrativa latinoamericana. In: KOHUT, K. (ed.) La invención del pasado: la novela histórica en el marco de la modernidad. Frankfurt am Main: Vervuert; Madrid: Iberoamericana, 1997.

BERND, Z (Org.). Escrituras híbridas: estudos de literatura comparada interamericana. Porto Alegre: Editora da universidade (UFRGS), 1998.

CARNEIRO, D. O drama da fazenda Fortaleza. Curitiba: Dr Dicesar Plaisant, 1941.

CARNEIRO, D. História psicológica do Paraná. Curitiba: João Haupt & Cia., 1944.

CARNEIRO, D. Rastros de sangue. Curitiba: Papelaria Max Roesner, 1971.

CREMASCO, M. A. Santo Reis da Luz Divina. Rio de Janeiro: Record, 2004.

CREMASCO, M. A. Guayrá. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2017.

FERNÁNDEZ PRIETO, C. Historia y novela: poética de la novela histórica. 2. ed. Navarra: Universidad de Navarra, 2003.

FLECK, G. F. A conquista do "entre-lugar": a trajetória do romance histórico na América. Gragoatá, Niterói, n. 23, p. 149-167, jul./dez. 2007.

FLECK, G. F. O Romance Histórico Contemporâneo de Mediação: Entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

GOMES, C. As Cinzas da Feiticeira: Tributo a Jules Michelet. Rio de Janeiro: Ed. t.mais.oito, 2008.

LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MACHADO, Daiane V.; SEBRIAN, Raphael N. N. Diálogo entre história e literatura no romance histórico Rastros de Sangue, de David Carneiro. Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL), v.1, n.1, jan./jul. 2010, p.61-83.

MILTON, Heloisa Costa. As histórias da história: retratos literários de Cristóvão Colombo. 1992. 189 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1992.

SANCHES NETO, M. A máquina de madeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. de Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 1992. p. 39-62.

VILLALBA, E. A revolução federalista no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Laemmert & Cia., 1897.

WEINHARDT, M. Ficção histórica e regionalismo. Curitiba: Editora da UFPR, 2004.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Cella, T. N. ., Santos, F. L. dos ., & Berndt, J. A. . (2020). O ROMANCE HISTÓRICO PARANAENSE: : PERSPECTIVAS E PLURALIDADES, PRIMEIRAS IMPRESSÕES. EntreLetras, 11(1), 170–195. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p170