LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: o ensino de literatura no meio universitário

Autores

  • Larissa Cristina Viana Lopes
  • Maria Edileuza da Costa
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Resumo

Este artigo tem o intuito de analisar as ementas das disciplinas voltadas para literatura, docurso de Letras/Português do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” afim de compreender o ensino de literatura na graduação. Parte-se do pressuposto de que é oprofessor de língua e literatura o mediador entre leitor e texto no trabalho com o letramentoliterário. Tem-se como constatação que as disciplinas obrigatórias para a formação dodiscente que será licenciado em letras, não trabalham com letramento, mas, em sua maioria,com periodização literária, o que pode refletir na prática docente dos alunos quando estiverematuando como professores de língua e literatura.

Biografia do Autor

Larissa Cristina Viana Lopes

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e bolsista CAPES.

Maria Edileuza da Costa

Doutora em Letras e docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras daUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Doutora em Educação e docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letrasda Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Como Citar

Cristina Viana Lopes, L., Edileuza da Costa, M., & Lúcia Pessoa Sampaio, M. (2014). LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: o ensino de literatura no meio universitário. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/888