LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS

DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA

Autores

  • Hellen Cris de Almeida Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Emanuella Silveira Vasconcelos Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • João Luiz da Costa Barros Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Marnilde Silva de Farias Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227

Palavras-chave:

formação docente; anos iniciais; leitura literária; pesquisa-ação

Resumo

Considerando a escola como o principal espaço responsável para habilitação do leitor e pela iniciação à educação literária, este artigo busca apresentar o delineamento de um projeto de pesquisa de doutorado, cuja proposta de pesquisa tem como objetivo analisar qual articulação os professores estabelecem entre a formação, a partir de uma perspectiva para o letramento literário, e as práticas de leitura. O método escolhido para esta investigação é a pesquisa-ação por compreender que este tipo de pesquisa permite a compreensão da realidade, além de propiciar a formação e participação dos participantes em todo processo de investigação.

Biografia do Autor

Emanuella Silveira Vasconcelos, Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS; professora na Universidade Federal de Roraima, atuando nos anos iniciais do Colégio de Aplicação – CAp/UFRR. E-mail: emanuella.vasconcelos@ufrr.br.

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP. Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. E-mail: dr.joaoluizbarros@gmail.com

Marnilde Silva de Farias, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Professora do Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Caracaraí. E-mail: marnildelive@hotmail.com.

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Publicado

2021-03-06

Como Citar

Rodrigues, H. C. de A., Silveira Vasconcelos, E. ., da Costa Barros, J. L. ., & Silva de Farias, M. . (2021). LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DELINEAMENTO DE UM PROCESSO DE PESQUISA. EntreLetras, 11(3), 217–227. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p217-227