A FUNÇÃO SOCIAL DA BIBLIOTECA

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

  • Dijan Leal de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: formação de leitores, bibliotecário, Projeto Parada Literária

Resumo

Este artigo aborda a importância da formação de leitores com ênfase na função social da biblioteca e do bibliotecário como mediadores desse processo. Iniciamos o trabalho com uma breve abordagem, a partir de KLEIMAN (1995; 2011) e FREIRE (1987) sobre o processo de alfabetização, momento necessário e crucial para a formação de leitores assim como as contribuições da habilidade de leitura e escrita para a vida dos indivíduos. Com o objetivo de compreender a função social da biblioteca, bem como a responsabilidade do bibliotecário como intelectual essencial para fomentar o acesso de livros aos leitores, foi realizada uma breve revisão de literatura tendo como principais referências CASTRILLÓN (2011), LAJOLO & ZILBERMAN (1996). O trabalho apresenta ainda, uma breve análise a partir de uma entrevista com uma bibliotecária, a partir de um projeto desenvolvido que teve como objetivo oportunizar o acesso de livros para usuários do transporte coletivo de Imperatriz/MA, Projeto Parada Literária. A partir da análise, foi possível constatar que a entrevistada tem consciência da função do bibliotecário na realização de ações que aproximem o leitor do espaço da biblioteca e dos livros, embora muito ainda precise ser feito para concretizar estas ações e torná-las cada vez mais presentes em nossa realidade.

Biografia do Autor

Dijan Leal de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (2001) . Especialista em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense(2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Doutoranda em Letras: Ensino da língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora de área do PIBID subprojeto de Pedagogia de Imperatriz e Pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Educação, alfabetização e formação continuada de professores.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Damazio Alonso. Etnografia na prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. Série Prática Pedagógica.
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FIGUEIREDO, Nilce Menezes. A modernidade das cinco leis de Ranganathan. Ci. Inf., Brasília, 21 (3): 186-191, set/dez. 1992
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
LAJOLO, Marina, ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. Série Temas. Volume 58. Literatura brasileira. São Paulo: Editora Ática, 1996.
KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever. Brasília, MEC, 2005.
KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das letras, 1995.
SANTOS, Josiel Machado. O processo evolutivo das bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v.8, n.2, p. 175-189, jul./dez. 2012.
ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.
Publicado
2019-11-16
Como Citar
Leal de Sousa, D., & de Pinho, M. J. (2019). A FUNÇÃO SOCIAL DA BIBLIOTECA. EntreLetras, 10(2), 141 - 153. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p141