GELADEIROTECA

UMA AÇÃO DE LEITORES, PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p154

Palavras-chave:

leitura, formação de leitores, democratização da leitura, geladeiroteca

Resumo

O artigo aborda leitura, formação de leitores e democratização da leitura. Tem como objetivo refletir sobre a necessária democratização do acesso à leitura, a partir da experiência do Projeto Geladeiroteca, à luz de fundamentos teóricos construídos em diálogo com os autores: Castrillón, Freire, Petit, Rouxel, Soares, Zilberman, entre outros. Relata uma iniciativa de estudantes da UFMA, campus de Imperatriz-MA, que buscam uma forma criativa de incentivar a leitura na universidade. O projeto nasce numa disciplina ministrada no curso de Ciências Contábeis, com orientação da Profª Celnia Teresinha Bastos, e ganha adesão de estudantes de outros cursos, como Matheus, do curso de Pedagogia. A ideia era criar uma estratégia de compartilhar livros e incentivar a leitura no ambiente acadêmico. Uma geladeira usada, encontrada por um aluno de Contábeis, transforma-se em cenário: a Geladeiroteca. Os estudantes tornam-se protagonistas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para colher informações junto à coordenadora do projeto original, professora Celnia, Matheus que se tornou divulgador do projeto e três estudantes que utilizam os livros da Geladeiroteca: uma estudante de Pedagogia e dois estudantes de LCH. Enfim, não basta saber ler, no sentido da ação formal de decodificar a escrita, é preciso tornar-se leitor, como alguém capaz de dialogar com o texto, com o mundo, com a realidade para, a partir dela e com ela, buscar alternativas de transformação.

Biografia do Autor

Eloiza Marinho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007). É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins (ingresso 2017). Orientanda da professora Dra. Maria José de Pinho (UFT). È professora Adjunto do Curso de Pedagogia da UFMA / Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia. Experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, gestão escolar e estágio supervisionado. Áreas de interesse: formação de professores, política educacional, gestão democrática, letramento científico.

Referências

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

MARTINS, Aracy e VERSIANI, Zélia. Um jogo que vale a pena: democratizar a leitura literária. In: SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos [et al.]. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004. p. 9-16.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.

PINHEIRO, Marta Passos. Reflexões sobre práticas de letramento literário de jovens: o que é permitido ao jovem ler? In: SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos [et al.]. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004, p.111-120.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução: Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa, v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. Tradução: Elizabeth Guzzo de Almeida. FaE/UFMG. Disponível em Glossário CEALE. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura> Acesso em 07/08/2019.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: Interpretação Dirigida a um Questionamento. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008, p. 39-48.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Descomplicando o Ensino de Literatura. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 55-61.

SOARES, Magda. Leitura e democracia cultural. In: SANTOS, Maria Aparecida Paiva Soares dos [et al.]. (org.). Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004. p.17-32.

ZILBERMAN, Regina. Sim, a Literatura Educa. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 17-24.

ZILBERMAN, Regina. Respondendo em Forma de Proposta. In: ZILBERMAN, Regina. SILVA, Ezequiel Theodoro da Silva. Literatura e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 51-54.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Marinho dos Santos, E. ., & de Pinho, M. J. (2019). GELADEIROTECA: UMA AÇÃO DE LEITORES, PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA. EntreLetras, 10(2), 154–186. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p154