A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO

Autores

  • Taís Salbé Carvalho Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antônio Máximo Gomes Ferraz Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p268

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem; educar poético; leitura literária; literatura; linguagem.

Resumo

O presente trabalho trata da questão da leitura, mais especificamente da leitura literária, e como essa atividade pode conduzir o leitor à busca de si mesmo por meio do que estamos chamando de Educar Poético, um educar que vigora no acontecer da linguagem. Para tanto, trataremos de questões como: ler, leitura, leitor; aprendizagem poética e acontecimento da arte literária, dialogando com os estudos feitos Michèle Petit (2013); Annie Rouxel (2012, 2013); Manuel Antônio de Castro (1982, 2015). O resultado desse ato de leitura como travessia em busca do que é, o leitor é lançado ao processo de Circularidade Hermenêutica (GADAMER, 2015), no qual ao questionar as obras passa a ser por ela questionado o que o conduz a sua realização como homem humano.

 

Biografia do Autor

Taís Salbé Carvalho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPA; Mestre em Teoria Literária, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós – Estudos de Poética e Filosofia. Universidade Federal do Pará - UFPA – Belém, Pará, Brasil

Referências

CASTRO, Manuel A. de. O Acontecer Poético: a história literária. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Antares. 1982.

CASTRO, Manuel A. de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.

CASTRO, Manuel A. de; FAGUNDES, Igor; FERRAZ, Antônio Máximo (orgs). O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.

CASTRO, Manuel A. de. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 2015.

CASTRO, Manuel A. de. “Poético, 3” In: CASTRO, Manuel Antônio de. Dicionário de Poética e Pensamento. Internet. Disponível em: http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php/Po%C3%A9tico. Acessado em: 5/7/2018

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 15ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Bragança Paulista: SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.

HEIDEGGER, Martin. “Aletheia” In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia de Sá Schuback. Rio de Janeiro/Petrópolis: Ed. Vozes; São Paulo/Bragança Paulista: Ed. Universitária São Francisco. 8ª ed. 2012.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34. 2013.

ROUXEL, Annie. “Práticas de leitura: Quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?” Cadernos de Pesquisa. Vol. 42. Nº 145. São Paulo Jan./Abr. p. 272-283, 2012.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; R EZENDE, Neide Luzia. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

ROSA, João Guimarães. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2006.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Carvalho, T. S., & Ferraz, A. M. G. (2019). A LEITURA LITERÁRIA COMO TRAVESSIA PARA UM EDUCAR POÉTICO. EntreLetras, 10(2), 268–282. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p268