LENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA

AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA

Autores

  • Sônia Maria Milone de Freitas Travassos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patricia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226

Palavras-chave:

literatura, sala de leitura, escola, práticas de leitura

Resumo

Este artigo parte de discussões de uma tese que analisou o trabalho com a literatura infantil da sala de leitura de uma escola pública. Na introdução, defende a ideia da leitura literária enquanto experiência que permanece no leitor.  Em seguida, discute práticas sociais de leitura que atravessaram o tempo e que, ao serem ressignificadas na escola, podem favorecer a interlocução das crianças com a literatura. Por fim, analisa eventos nos quais uma professora realiza com seus alunos a leitura oralizada do conto Barba Azul, de Perrault, abrindo espaços de conversas sobre ele e contribuindo para a formação leitora de todos.

Biografia do Autor

Patricia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e doutorada em Educação pela PUC-Rio. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ. 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

AMARILHA, Marly. Estão Mortas as Fadas? Literatura Infantil e Prática Pedagógica. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.

AGUIAR, V. T. O compromisso de fazer literatura para crianças e jovens. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? São Paulo: DCL, 2011.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas – o valor da escrita nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato. 2013

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas vol. I. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2009.

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 69-88.

BRITTO, Percival. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

BRITTO, Percival. Letramento e Alfabetização: implicações para a educação infantil. In: FARIA A. L. G.; Melo A. S. (orgs.). O mundo da escrita e o universo da pequena infância. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2005 – p. 05-21.

CABRAL, Márcia. Leitura: história e histórias. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fund. da Biblioteca Nacional. 2008.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. Editora Unesp. São Paulo, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

CORSINO, Patrícia. O espaço da Literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação básica, 2010, p. 55-68.

CORSINO, Patrícia. Literatura na Educação Infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida (org.). Coleção explorando o ensino. Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação. 2010.

CORSINO, Patrícia. Infância, linguagem e escola: das políticas de livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses. Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro, UFRJ, LEDUC. 2009.

CORSINO, Patrícia; TRAVASSOS, S.; VILELA, R. Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro. In: Revista Estudos da Literatura Brasileira Contemporânea, nº 50 – Lugares do Literário – 2017. Visualizado em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/24152 - janeiro/2017.

CUNHA, Maria Zilda. Estética do labirinto na produção para crianças e jovens: de estratégias de leitura aos desafios para medir a astúcia do viajante. Pág. 121-141. In: FILHO J.N. G.; PINA P. K. C.; MICHELLI Regina Silva (orgs.). A Literatura infantil e juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.

DEBUS, Eliane. As condições de produção da Leitura Literária na Educação Infantil. Dobras de Leitura - Ano III - N.º 9 - abr.mai.jun. 2002 – s/n

GOULART, Cecília. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, et all. (Orgs). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, Ceale, 2007, p. 57-67.

KRAMER, Sonia. Leitura, experiência e formação. In: Cursos da Casa da Leitura. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009, p. 32-39.

PERROTTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância, Leitura. São Paulo: Summus, 1990.

PIMENTEL, Claudia. O livro na educação infantil: dialogando com relatórios de estágio. In: Anais do III Congresso GRUPECI. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju: 2012.

REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos. O ensino de literatura na escola. In: Revista Emília. Fevereiro de 2012. Ver em: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=137. Acesso em dezembro de 2012.

RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

SILVA, Luiz Antonio. Criar práticas leitoras: uma provocação à reflexão teórica e um desafio social. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional, 2008.

SISTO, Celso. A Arte de contar histórias e sua importância no desenvolvimento infantil. In: Site: artistasgaúchos.com.br. Disponível em: www.artistasgaúchos.com.br. Visualizado em: janeiro e 2017.

TRAVASSOS, Sonia. Biblioteca Escolar: muito além de estantes arrumadas. In: Cursos da Casa da Leitura - Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação da Biblioteca Nacional. 2010.

VARGAS, Laerte. Contar histórias: será que eu levo jeito? In: Revista Sinpro-Rio; nº 03, junho 2008. Rio de Janeiro: Sinpro-Rio, 2008.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

Travassos, S. M. M. de F. T., & Corsino, P. (2019). LENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA. EntreLetras, 10(2), 226–250. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p226