OS COMITÊS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p617

Palavras-chave:

leitura literária, ensino médio, comitês de leitura, formação de leitor

Resumo

Partindo dos pressupostos: escola é (ou deveria ser) a principal instituição social responsável pela formação e emancipação do leitor; e ensino de literatura não deve crivar-se, exclusivamente, no estudo de características de escolas literárias; propomo-nos refletir sobre a necessidade de uma didática com a leitura que oportunize tempo e espaço para a obra literária na escola, que proporcione a construção de sentido e a reabilitação da pessoa do leitor na interlocução com o texto. Desta maneira, este texto, em uma perspectiva qualitativa, tem como objetivo analisar como a experimentação didática comitê de leitura pode propiciar o advento do sujeito leitor crítico – que vai à escola, mas não frequenta as aulas de língua portuguesa no ensino médio – no leitor escolar.

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

Dias Valtão, R. C. (2020). OS COMITÊS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO. EntreLetras, 11(1), 617–635. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p617

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