O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA

INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA

Autores

  • Raquel Cristina de Souza e Souza Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p494

Palavras-chave:

diário de leitura, ensino fundamental, leitura subjetiva, recepção

Resumo

A partir da contribuição teórica de Michel Picard (1986) e Vincent Jouve (1992), pretendemos analisar os diários de leitura de três turmas de sétimo ano de uma escola federal de educação básica, nos quais os estudantes registraram sua recepção das obras Édipo, o maldito (reconto de Marie-Thérèse Davidson) e O cão dos Baskervilles (de Conan Doyle). Nosso objetivo é encontrar pistas sobre a formação do leitor literário na escola, tendo como premissa o papel da subjetividade no processo de elaboração semântica que ocorre durante a leitura, o qual exige permanente ação (meta) cognitiva e afetiva. Do leitor implícito, inscrito na obra e assimilado pelo leitor especialista, chegamos ao leitor implicado, cuja contribuição pessoal afeta o texto, ao mesmo tempo em que é afetado por ele.

 

 

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Souza, R. C. de S. e. (2019). O SUJEITO LEITOR, ESSE ENIGMA: INVESTIGANDO A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA. EntreLetras, 10(2), 494–519. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p494