ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO PROGRAMA BALE MICAELENSE

Autores

  • Maria Lucia Pessoa Sampaio UERN
  • Raimunda Queiroz Rêgo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE
  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p553

Palavras-chave:

leitura, mediação, leitor, Programa BALE

Resumo

Discute-se acerca da leitura, leitor, mediação e estratégia de mediação da leitura, enfocando especificamente a atuação dos leitores/ouvintes do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), doravante BALE MICAELENSE. Mediar leitura implica em se criar estratégias que motivem o leitor a envolver-se nas atividades, possibilitar o acesso aos livros, selecionar obras apropriadas para a faixa etária, além de planejar atividades de pré-leitura, durante e pós-leitura (GRAVES e GRAVES, 1995). O estudo revelou que o BALE MICAELENSE incentiva a leitura prazerosa e contribui na formação de leitores autônomos, mediante estratégias de mediação da leitura de textos literários.

Biografia do Autor

Maria Lucia Pessoa Sampaio, UERN

Professora doutora do Departamento de Educação/CAMEAM/UERN, docente permanente do PROFLETRAS/PPGE e colaboradora do Curso de Doutorado do PPGL. Coordenadora Geral do Programa BALE. 

Raimunda Queiroz Rêgo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE NORTE

Estudante do Mestrado em Ensino PPGE e Coordenadora do Programa BALE MICAELENSE. Professora da Educação Básica da rede estadual e municipal de São Miguel.

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora do Departamento de Educação do Campus de Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e docente permanente do PPGE/UERN, membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem - GEPPE e coordenadora de ações do Programa BALE/UERN.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Sampaio, M. L. P., Rêgo, R. Q., & Saldanha, D. M. L. L. (2020). ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO PROGRAMA BALE MICAELENSE. EntreLetras, 11(1), 553–564. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p553

Edição

Seção

Temas Livres