EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE E CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p481

Palavras-chave:

professor, literatura, experiência, autoridade, consciência crítica

Resumo

Educar é produzir e estimular o amadurecimento da consciência crítica do sujeito, um ato de/em pensamento. Pensar é ser capaz de desenvolver e de explicitar nossas experiências formais e informais. Hoje, além da pobreza dessas experiências, há também o empobrecimento do repertório literário, imagético, cultural e linguístico do sujeito. No entanto, a referência a esse empobrecimento não exclui os produtos da indústria cultural de uma visada crítica, nem de sua leitura; é preciso incluí-los como partícipes de uma tradição/traição. Nos cursos de graduação em Letras, os professores de literatura deveríamos mostrar a ruptura entre o que segue no ensino universitário e o que está posto no cotidiano dos sujeitos e na educação básica. Para isso, é preciso pensar conceitual e relacionalmente três categorias: experiência, autoridade e consciência crítica, perpassadas pelo texto literário como expressão estética.

Biografia do Autor

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui Graduação em Letras/Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Brasília (2017). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura, Ficção e História, Violência e Horror. Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa/ABRAPLIP (2012-2013). Conselheira da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Su/FUNDECT (2 mandatos: 2009-2012 e 2013-2016). Atual Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq (nível 2).

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Santos, R. C. Z. (2019). EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE E CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LITERATURA. EntreLetras, 10(2), 481–493. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p481