UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS

Autores

  • Alice Atsuko Matsuda Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR
  • Angela Maria Fernandes Pimenta Secretaria do Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283

Palavras-chave:

ensino de literatura, método recepcional, sequência expandida, formação do leitor, leitura de poesia

Resumo

Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada Convite para desvendar enigmas: uma proposta para a construção do letramento literário na leitura de poemas e pretende discutir as contribuições do Método Recepcional e da sequência expandida do Letramento Literário para a formação de leitores de poesia no Ensino Médio. A metodologia utilizada para a organização do estudo foi a abordagem qualitativa do tipo etnográfico. O estudo foi realizado durante os anos letivos de 2017 e 2018, em uma escola da rede estadual de ensino de Campo Largo-PR, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura para turmas do 4º ano do Curso de Formação de Docentes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo descreve e analisa o trabalho realizado, utilizando as 5 etapas do Método Recepcional, organizado por Aguiar e Bordini (1993), e a sequência expandida do Letramento Literário sugerida por Cosson (2009), na leitura de poemas da obra Claro Enigma (1951), de Carlos Drummond de Andrade.

Biografia do Autor

Alice Atsuko Matsuda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba - UTFPR

Possui Graduação em Letras Anglo Portuguesas e Especialização em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Letras - Literatura e Ensino - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Em junho/2018 finalizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra, com auxílio Capes, integrando o Grupo de Investigação Mediação Digital e Materialidades da Literatura. É professor titular, Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: ANÁLISE LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Participa também como membro do GT LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL da ANPOLL, dos Grupos de Pesquisas Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades e do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA). Tem experiência nas áreas de Letras e de Jornalismo com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Educomunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, leitura e literatura na escola, literariedade e formação do leitor - Método Recepcional, metodologia e prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, análise literária, literatura brasileira e literatura e mídia na escola.

Angela Maria Fernandes Pimenta, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio e Curso de Formação de Docentes no estado do Paraná.

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Publicado

2019-11-16

Como Citar

Matsuda, A. A., & Fernandes Pimenta, A. M. (2019). UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA LEITURA DE POEMAS. EntreLetras, 10(2), 283–298. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p283