PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”

Autores

  • Marcondes da Silveira Figueiredo Júnior Faculdade Católica Dom Orione
  • Plábio Marcos Martins Desidério Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de História e PPGCULT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p636

Palavras-chave:

Filme Araguaia Campo Sagrado, Guerrilha do Araguaia, narrativas

Resumo

Este artigo procurou, a partir do filme “Araguaia: Campo Sagrado” (2011) realizar uma hermenêutica das narrativas dos atores sociais – camponeses – com o enfoque da produção da memória sobre a Guerrilha do Araguaia. Para elaboração da pesquisa, foi necessária a abordagem sobre a memória trabalhada por Le Goff (2011) e Pollak (1989) para que se tenha uma perspectiva sobre a memória coletiva produzida. Utilizando-se da hermenêutica proposta por Gadamer (1999) buscou compreender essas narrativas falas dos sujeitos presentes no filme, tentando entende-las inclusive na perspectiva contemporânea. Problematizou a opressão aos camponeses e guerrilheiros na região de Xambioá e povoados às margens do Rio Araguaia no Tocantins e no Pará, durante o confronto da Guerrilha do Araguaia. As memórias então produzidas são de medo, sofrimento e aversão ao regime instalado na época, bem como se depreende das falas dos sujeitos sociais entrevistados, que ainda traumas que foram vivenciados.

Biografia do Autor

Marcondes da Silveira Figueiredo Júnior, Faculdade Católica Dom Orione

Mestre em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins e Professor da Faculdade Católica D. Orione – Araguaína (TO).

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

Figueiredo Júnior, M. da S. ., & Desidério, P. M. M. (2020). PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”. EntreLetras, 11(1), 636–658. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p636