SOBRE POESIA INDÍGENA

O CASO DO POEMA “AY KAKUYRI TAMA (EU MORO NA CIDADE)”, DE MÁRCIA WAYNA KAMBEBA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Delma Pacheco Sicsu
  • José Benedito dos Santos
  • Júpiter Koroá Lima Cunha
  • Maria das Dores Pereira Santos
  • Samara Laiz Silva Machado
  • Sophie Celine Sylvie Guerin Mateus

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p483

Resumo

Este artigo nasce a partir de possíveis interpretações do poema “Ay Kakuyri Tama (Eu moro na cidade)”, da autora indígena amazonense Márcia Kambeba. Esta pesquisa se coloca como teórica e de cunho bibliográfico. Julgamos que este tema seja relevante para pensar os diferentes tipos de literaturas emergentes na sociedade atual, assim como a literatura indígena. A poesia indígena de Márcia Kambeba nos revela ter um forte aporte na memória, na oralidade, na afirmação da identidade indígena, entre outros pontos, dando voz às mulheres indígenas e reafirmando a importância de seus territórios sociais.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Delma Pacheco Sicsu

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

José Benedito dos Santos

Doutorando da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB.

Júpiter Koroá Lima Cunha

Mestrando da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB.

Maria das Dores Pereira Santos

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Samara Laiz Silva Machado

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB.

Sophie Celine Sylvie Guerin Mateus

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília - UnB.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Rodrigues, W., Sicsu, D. P., dos Santos, J. B., Cunha, J. K. L., Santos, M. das D. P., Machado, S. L. S., & Mateus, S. C. S. G. (2020). SOBRE POESIA INDÍGENA: O CASO DO POEMA “AY KAKUYRI TAMA (EU MORO NA CIDADE)”, DE MÁRCIA WAYNA KAMBEBA. EntreLetras, 11(1), 483–498. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p483

Edição

Seção

Temas Livres