CONTRIBUIÇÃO DE ESCALAS COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Manoella Gonçalves Bazzo Universidade Federal de Goiás/Mestranda

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p254

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese sobre o conceito de escala a partir de Blommaert (2010) e Kell (2009; 2015), com algumas considerações sobre seu uso na prática de análise sociolinguística. A pesquisa é de cunho bibliográfico, contextualizando a sociolinguística em tempos de globalização e destacando as perspectivas de escalas verticais e horizontais. Considera-se importante a renovação metodológica para acompanhar os fenômenos sociolinguísticos no século XXI, e o uso de escalas, como categoria de análise, torna-se uma ferramenta fundamental por acompanhar, na prática, as trajetórias e movimentos das pessoas e de textos e suas relações no espaço e no tempo.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Bazzo, M. G. (2019). CONTRIBUIÇÃO DE ESCALAS COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA. EntreLetras, 10(1), 254–266. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p254