IMAGENS DA MULHER EM DOIS SONETOS DE FLORBELA ESPANCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p341

Resumo

Este escrito busca analisar, numa perspectiva interpretativa, os sonetos “A mulher I” e “A mulher II” da escritora portuguesa Florbela Espanca. Buscamos perceber como a representação da mulher vai sendo constituída nos versos florbelianos, analisando o aspecto feminino a partir de uma relação entre a biografia da poeta e as imagens femininas nos sonetos selecionados para esse trabalho. Os resultados desse artigo mostram-nos que o eu lirico florbeliano exalta uma mulher apaixonada e forte, apesar do domínio masculino da época.

Biografia do Autor

Elem Kássia Gomes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins pela Universidade Federal do Tocantins, PPGL ( Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Letras. Licenciada plena em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora da rede estadual de Ensino do Tocantins.

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora e mestre em Línguística Aplicada pela Unicamp Licenciada plena em Letras pela UFPA. Docente (adjunto IV) da universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras (graduação) e no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) . Membro do Comitê PIBIC da UFT na área de Ciências humanas, sociais aplicadas e Letras. É lider do grupo de pesquisa LES (Linguagem, Educação e Sustentabilidade).

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

Gomes, E. K., Rodrigues, W., & dos Santos, J. S. (2019). IMAGENS DA MULHER EM DOIS SONETOS DE FLORBELA ESPANCA. EntreLetras, 10(1), 341–351. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p341