CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO ESCRITA EM COMANDOS DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p90

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as condições de produção presentes em comandos de escrita de livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano, refletindo sobre o modo como podem interferir na escrita do aluno. Analisam-se os comandos, segundo as condições: (a) Se tenha o que dizer; (b) Se tenha uma razão para dizer; (c) Se tenha para quem dizer; (d) O locutor se constitua como tal, enquanto sujeito; (e) Se escolham as estratégias para realizar (a), (b), (c) e (d). Os resultados demonstram que as condições (a) e (e) são as mais recorrentes, enquanto (d) está presente em um único comando. Embora as condições de produção contribuam no direcionamento da escrita, possibilitando ao estudante se constituir como escritor de seus textos, em nenhum comando todas elas foram contempladas. Com isso, o aluno não sabe porque escreve e/ou para quem escreve, elaborando textos apenas para a escola.

 

Biografia do Autor

Layanne Barreira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras, na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Ângela Francine Fuza, UFT

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional, TO. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, Brasil.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Lima, L. B., & Fuza, Ângela F. (2019). CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO ESCRITA EM COMANDOS DO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL. EntreLetras, 10(1), 90–109. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p90