A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428

Palavras-chave:

gênero discursivo, notícia, sequência didática, escrita

Resumo

Neste artigo apresentamos o resultado de uma prática pedagógica com o gênero discursivo notícia por meio de sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado do PROFLETRAS. A pesquisa teve como fundamentação teórica, a concepção de gênero discursivo de Bakhtin e aplicação da sequência didática. Esta investigação de caráter aplicado e intervencionista propôs o desenvolvimento de atividades que contribuíram para a produção e a reescrita, considerando o contexto situacional e sua característica linguística - discursiva. Após a intervenção, verificamos que os alunos participantes apresentaram um avanço significativo.

Biografia do Autor

Cristiane Maria da Silva Santana, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/UFPB. Docente da educação básica. 

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M.; Volochinov. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa. Ministério da Educação. Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2013.

CAVALCANTE, Mônica M. Gêneros discursivos: os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2011.

DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO; Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais &ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

ERBOLATO, Mário L. Técnicas de codificação em jornalismo. 5. Ed. São Paulo: Ática, 1991.

FARIA Evangelina Maria Brito de. ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa. Linguagens: usos e reflexões. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2008. V.3.

FERREIRA, A. Ler e escrever com prazer. In. MICOTTI, M.C. O. Alfabetização: entre o dizer e o fazer. (Org.). Rio Claro: Instituto de Biociências, UNESP, 2001. P. 125-140.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de texto. Taubaté: Editora Cabral. Livraria Universitária. 2002.

SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Os Gêneros escolares: das Práticas de Linguagem aos Objetos de Ensino. In: DOLZ. Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campina. SP: Mercado de Letras, 2004 [1997].

Downloads

Publicado

2019-11-16

Como Citar

da Silva Santana, C. M. (2019). A PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO NOTÍCIA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. EntreLetras, 10(2), 428–443. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p428