O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS A PARTIR DO GÊNERO MULTIMODAL TIRINHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p61

Resumo

Tornar-se proficiente na linguagem multimodal é essencial para que os alunos compreendam os vários gêneros que circulam socialmente. Assim, o trabalho com tirinhas pode ser considerado um caminho para o desenvolvimento de habilidades leitoras. O estudo pauta-se em Koch e Elias (2013) e Solé (1998), sobre leitura; Dionísio (2011), sobre multimodalidade e letramentos; Vergueiro (2014) e Ramos (2016), sobre quadrinhos. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter intervencionista, na qual foram realizadas oficinas de leitura. Como resultados, os alunos consolidaram habilidades leitoras já adquiridas e avançaram em outras, como inferir informação implícita e interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.

Biografia do Autor

Laurênia Souto Sales, Universidade Federal da Paraíba

Possui Mestrado em Letras (2004) e Doutorado em Linguística (2009), ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta II da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV do Curso de Letras e atua como professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É também professora, na modalidade Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB Virtual. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando, principalmente, com os seguintes temas: ensino (leitura e escrita), autoria, discurso, prática de ensino e formação do professor. Tem atuado em cursos de formação de professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino. Possui artigos publicados em livros e periódicos da área. É membro do grupo de pesquisa "Práticas sociais e culturais de leitura e escrita", sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Ester Vieira de Sousa (PROLING/UFPB) e vice-coordenadora do Projeto de Extensão Probex "Leitura: entre práticas e construção de novos saberes". 

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Santos de Souza, M. G., & Souto Sales, L. (2018). O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS A PARTIR DO GÊNERO MULTIMODAL TIRINHA. EntreLetras, 9(2), 61–85. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p61