O RELÓGIO DE OURO, DE MACHADO DE ASSIS:

UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Emanuely Monteiro Celestino Universide Federal do Acre- UFAC
  • Precília Achermann Vieira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Gisela Maria de Lima Braga Penha Unuversidade Federal do Acre - UFAC

Resumo

 O presente trabalho propõe a leitura do conto O relógio de ouro, de Machado de Assis a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental com o objetivo principal de apontar caminhos diferenciados de trabalho com o texto literário. Para tanto, utilizamos, como aporte teórico fundamental, o livro AULA (2013), de Roland Barthes e sua concepção de forças libertárias: a Mimeses, a Mathesis e a Semiosis, respectivamente: a representação do real, os diferentes saberes e jogo de palavras estabelecido no/pelo texto literário. Para a abordagem e aprofundamento desse trabalho, foram utilizados, também: Barbosa (1996), Barthes (2013), Cândido (2006), Cosson (2016), Soares (2007), dentre outros.

 

Palavras-chaves: literatura; forças da literatura; leitura literária; sala de aula.

Biografia do Autor

Precília Achermann Vieira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Acadêmica do Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal do Acre – UFAC, professora na Escola Municipal José Cezário Menezes de Barros.

Gisela Maria de Lima Braga Penha, Unuversidade Federal do Acre - UFAC

Professora Doutora, titular da disciplina Leitura do Texto Literário, do Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal do Acre – UFAC

Publicado
2018-10-28