A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA POR MEIO DE TRAÇOS DE SENTIDOS EM UMA NARRATIVA DE SUSPENSE PRODUZIDA POR ALUNOS DE 9º ANO
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de referenciação construídas em uma narrativa de suspense escrita por alunos de 9º ano. A produção textual é resultado de nossa proposta de intervenção vinculada ao Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará. A proposta de intervenção foi aplicada em uma turma de uma escola pública municipal de Fortaleza, a fim de potencializar, pragmática e discursivamente, a produção escrita dos aprendizes, a partir do desenvolvimento das estratégias de referenciação. Consideramos que os processos de referenciação estudados ajudaram os discentes a apresentarem uma escrita mais eficaz, o que se revela pelo domínio que demonstraram para transformar, textualmente, os referentes principais do texto produzido.
Copyright (c) 2018 EntreLetras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.