PRODUÇÃO DE TEXTOS: ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO POR (RE)CATEGORIZAÇÃO

Autores

  • Isabela Dias Moraes Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p266

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma Proposta de Intervenção no ensino aprendizagem da produção textual, em que almejamos ensinar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, a usar estratégias referenciais de (re)categorização por nominalizações na produção de crônicas narrativas. A pesquisa constituiu-se da análise de dois corpus, incluindo produções de textos dos alunos antes da intervenção e a reescrita dos textos ao final. Baseamo-nos nos pressupostos da pesquisa-ação, com fundamentação teórica na perspectiva da Linguística Textual. Os resultados demonstram que os processos de recategorização são essenciais para a produção de sentido e para a progressão textual.

 

Biografia do Autor

Isabela Dias Moraes, Unimontes

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2015). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2006). Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005). Atualmente é professora efetiva da educação básica na Escola Municipal Dona Vidinha Pires e professora da educação superior no Instituto Educacional Santo Agostinho.

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Publicado

2018-10-28

Como Citar

Moraes, I. D. (2018). PRODUÇÃO DE TEXTOS: ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO POR (RE)CATEGORIZAÇÃO. EntreLetras, 9(2), 266–289. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p266