O TEXTO LITERÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II:

ABORDAGENS E PRESENÇA DE PRODUÇÕES REGIONAIS

  • Marta Helena Cocco UNEMAT
  • Deise Baggenstoss UNEMAT

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa sobre abordagem do texto literário em alguns livros do PNDL, bem como a presença ou ausência do texto literário produzido em contexto regional, especificamente em Mato Grosso. A partir dos resultados obtidos, constatamos a quase ausência de textos de autores regionais e, assim, defendendo a sua necessária presença, propusemos um programa de leituras como alternativa para tal lacuna. Nossos apontamentos foram subsidiados por orientações dos PCN, pela concepção de letramento literário de Cosson (2012) e de leitura cursiva e analítica de Rouxiel (2012, 2013a), além de considerações sobre a importância do ensino da literatura regional.

Biografia do Autor

Marta Helena Cocco, UNEMAT

Professora de Literaturas da Língua Portuguesa da UNEMAT, Tangará da Serra e do Mestrado Profletras UNEMAT Sinop. Doutora em Letras e Linguística. E-mail: coccomartahelena@gmail.com.

Deise Baggenstoss, UNEMAT

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Licenciada em Letras (UNEMAT/ Câmpus de Sinop), especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UNEMAT/ Câmpus de Sinop). Mestra do Programa de Mestrado Profissional em Letras (UNEMAT/Campus de Sinop). E-mail: deisebag@yahoo.com.br.

Publicado
2019-01-21