PESQUISA OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS?

Autores

  • Marcos Bispo dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p7

Resumo

Neste artigo, questionam-se dois pressupostos ligados à compreensão do trabalho de conclusão final e aos objetivos do Mestrado Profissional em Letras (Profletras). O primeiro deles refere-se às possibilidades de certa concepção de a pesquisa aplicada constituir o meio adequado para a consecução dos objetivos dessa modalidade de pós-graduação. O segundo, que expressa certo consenso vigente no contexto acadêmico, consiste no entendimento de que seu objetivo precípuo seria formar o chamado professor pesquisador. Na metodologia, confrontam-se os dados da pesquisa documental, a partir da qual foram identificados os aspectos legais relativos aos Mestrados Profissionais (MP) e ao Profletras, com os dados da pesquisa bibliográfica, por meio da qual foram mapeados os principais modelos de formação de professores. Concluiu-se que a perspectiva técnica, modelo de formação ao qual se ligam a concepção de pesquisa aplicada que orienta as bases legais dos MP e a concepção de professor-pesquisador, apresenta limitações intransponíveis diante do objetivo de promover o desenvolvimento profissional de professores de língua portuguesa, como se propõe o Profletras.

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Publicado

2019-01-19

Como Citar

dos Santos, M. B. (2019). PESQUISA OU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS?. EntreLetras, 9(3), 7–32. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p7