PAREAMENTO TECNOLÓGICO

APROXIMANDO TECNOLOGIA E LETRAMENTOS INDÍGENAS PARA VITALIZAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL KYIKATÊJÊ

Autores

  • Áustria Rodrigues Brito UNIFESSPA
  • Adson Paulo M. da Paixão Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

O presente artigo  faz parte do projeto de extensão  intitulado “Formação de Professores e Assessoria Linguística e Literária na Escola Estadual de Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio  Tatakti Kyikatêjê”, que está em sua segunda versão, coordenado pela Profa. Áustria Brito. Nosso subprojeto, aqui apresentado,  objetiva utilizar o método de pareamento tecnológico para produção de materiais audiovisuais (DVD ) que vão subsidiar os professores indígenas e não indígenas a desenvolverem suas atividades de tradição e cultura Kyikatêjê na escola. O recurso material tecnológico  visa auxiliar professores indígenas e não indígenas  em suas aulas , além de ser também  um registro das memórias da comunidade Gavião, com vistas à vitalização das tradições culturais. 

Biografia do Autor

Áustria Rodrigues Brito, UNIFESSPA

ossui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1996) , Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2015) ( PPGL/LALLI). É professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente é Professora Adjunta II desta IES, vinculada ao Instituto de Letras, Linguística e Artes (ILLA). Atua como docente e Coordenadora do Mestrado Profissional da UNIFESSPA. Tem experiência na área de Linguística e Linguistica Aplicada, com ênfase nas relações entre Ensino, língua, cultura e identidade.Atua igualmente na área de educação escolar - formação de professores de educação básica e educação escolar indígena ( com trabalhos a respeito de currículo diferenciado, ensino- aprendizagem de línguas étnicas , ensino bilíngue em contextos indígenas , formação de professores de educação escolar indígena, vitalização linguística e documentação de línguas obsolescentes ) e demais questões relacionadas. Possui publicações nas questões relacionadas a : letramentos, leitura, produção de textos, reflexão linguística no âmbito do ensino-aprendizagem ( pesquisas ação), formação de professores de educação básica, educação indígena e educação escolar indígena , produção de materiais pedagógicos que visem o fortalecimento das línguas obsolescentes . Lidera um grupo de pesquisa denominado Grupo de Formação e Ensino-Aprendizagem em Língua Indígena/GEINDI. Esse grupo discute questões de educação escolar indígena num contexto bilíngue; interação em sala de aula, ensino de língua nativa e língua portuguesa como segunda língua, análise e construção de materiais didáticos no contexto bilíngue.

Adson Paulo M. da Paixão, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Bolsista Pibex, graduando em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. 

Downloads

Publicado

2017-11-26

Como Citar

Brito, Áustria R., & Paixão, A. P. M. da. (2017). PAREAMENTO TECNOLÓGICO: APROXIMANDO TECNOLOGIA E LETRAMENTOS INDÍGENAS PARA VITALIZAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL KYIKATÊJÊ. EntreLetras, 8(2), 367–384. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/4562