O SENTIDO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM SEU PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LETRAS:

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Autores

  • Fernando Silvério de Lima UNESP Rio Preto

Resumo

Este artigo analisa, a partir da teoria histórico-cultural, o sentido de uma aluna de Letras em seu primeiro ano de faculdade. A metodologia consistiu em pesquisa narrativa reconstruída em grupos focais. Os resultados apontam uma cronologia em que presente, passado e futuro se entrelaçam no sentido sobre ser professor. A narrativa sugere uma dicotomia entre expectativas do sujeito e prescrições institucionais da universidade. Dessa relação, os resultados mostram que o sentido é constituído como um começo marcado por conflitos em que desenvolvimento profissional consiste na capacidade de encontrar soluções para os problemas imediatos, sejam eles relacionados ao passado ou ao presente, projetando assim novas expectativas para a futura profissão

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Lima, F. S. de. (2017). O SENTIDO DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS EM SEU PRIMEIRO ANO DO CURSO DE LETRAS:: PASSADO, PRESENTE E FUTURO. EntreLetras, 8(2), 11–34. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/4535