A INTERNACIONALIZAÇÃO

BREVES CONSIDERAÇÕES NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Selma Maria Abdalla Dias Barbosa
  • Thelma Lage Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e refletir sobre a Internacionalização do ensino superior em países de terceiro mundo como o Brasil, principalmente no extremo norte do país, no intuito de contribuir para a área de formação de professores de línguas adicionais. Apresentamos uma perspectiva sociocultural e histórica dos termos globalização e internacionalização discutidas por alguns autores (OCTAVIO IANNI,2010;  JANE KNIGHT, 2003;  PHILIP ALTABACH,2002, 2006; STUART HALL,2006; MOROSINI, 2006 dentre outros) como também, uma relação de interdependência entre o advento da globalização, a internacionalização e as  identidades sociais e culturais do sujeito pós-moderno.

Biografia do Autor

Thelma Lage, Universidade Federal do Tocantins

Tradutora e Intérprete da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT na linha de Políticas Públicas com foco na Internacionalização do Ensino Superior. Atua como Coordenadora do Centro de Línguas da referida instituição. 

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

Barbosa, S. M. A. D., & Lage, T. (2017). A INTERNACIONALIZAÇÃO: BREVES CONSIDERAÇÕES NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. EntreLetras, 8(2), 150–164. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/4134