ENTRE LEITORES E LITERATURA:

FORMAÇÃO LITERÁRIA EM AS PALAVRAS, DE JEAN-PAUL SARTRE

  • Naiane Vieira dos Reis Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Eduardo Amorim Universidade Federal do Tocantins; Instituto Federal do Tocantins
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva analisar os percursos e processos de formação leitora, elegendo como corpus o romance autobiográfico As palavras, de Jean-Paul Sartre. Na análise das diferentes relações que os sujeitos estabelecem com o texto literário, considerando as construções sociais em torno da leitura, observamos que o protagonista do romance forma-se enquanto leitor a partir dessa diversidade de sensibilidades e sentidos para a literatura. A partir de diferentes contribuições teóricas, da linguística à estética da recepção, são observadas as condições de emergência para o gosto estético.

 

Palavras-chave: formação de leitores; espaços de leitura; gosto; literatura; livro

 

 

Abstract: This article aims to analyze the paths and processes of reading formation, choosing as corpus the autobiographical novel The words, by Jean-Paul Sartre. From the analysis of the differents relations that subjects establish with literary text, considering the social constructions around the reading, we observe that the protagonist of the novel forms as a reader from this diversity of sensibilities and senses for literature. From different theoretical contributions, from linguistics to reception aesthetics, the emergency conditions for aesthetic taste are observed.

 

Keywords: readers’ formation; reading spaces; taste, literature, book

 

Biografia do Autor

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT)

Eduardo Amorim, Universidade Federal do Tocantins; Instituto Federal do Tocantins

Doutorando em Letras pela UFT. 

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Literatura. Professor dos Programas de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), na Universidade Federal do Tocantins. 

Publicado
2017-07-25