COMPLEXIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS –

REFLEXÕES ONTOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS NO CAMPO EDUCACIONAL

  • Paulo Victor Poncio de Oliveira Universidade Federal do Acre

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma análise acerca da complexidade do processo de constituição das políticas públicas. Partindo de uma abordagem crítico-dialética, o trabalho tenta relacionar a importância das práticas sociais e dos fatores externos à ação do Estado, enquanto condicionantes de uma teoria baseada em um discurso estratégico. Seu objetivo é questionar as posições do panorama da construção de políticas compreendendo uma visão ontológica e uma dimensão epistemológica. Vale antecipar que a distribuição de poder é um dos determinantes do processo de formulação de políticas, e que somente a ampliação do debate fará com que o Estado garanta políticas satisfatórias.

Palavras-chave: políticas públicas; educação; ontologia; epistemologia.

Abstract : This article presents an analysis about the complexity of public policies. Starting from a critical-dialectic approach, the work tries to relate the importance of social practices and external factors to the action of the State, as conditions for a theory based on a strategic discourse. Its objective is to question the panorama of the construction of policies comprising an ontological vision and an epistemological dimension. It is important to anticipate that the distribution of power is one of the determinants of the policy-making process, and that only by widening the debate will the state guarantee satisfactory policies.

Keywords: public policy; education; ontology; epistemology.

Resumé : Cet article présente une analyse de la complexité de la constitution de politique publique. À partir d'une approche critique dialectique, le texte tente de relier l'importance des pratiques sociales et des facteurs en dehors de l'action de l'État, que les conditions d'une théorie fondée sur un discours stratégique. Son but est de remettre en question les positions de panorama de la politique de construction comprenant une vision ontologique et une dimension épistémologique. Il prévoit que la répartition du pouvoir est l'un des déterminants du processus d'élaboration des politiques, et que seule l'expansion du débat entraînera l'État de garantir des politiques satisfaisantes.

Mots-clés: des politiques publiques; l'éducation; l’ontologie; l’épistémologie.

Publicado
2017-07-25