A LEITURA LITERÁRIA E OS BOOKTUBERS

UMA EXPERIÊNCIA COM A WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Guilherme Primo Mendonça Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Evandro Catelão Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Givan Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Resumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento.

Palavras-chave: Booktubers; Ensino-aprendizagem; Literatura; WebQuest.

Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies.

Keywords: Booktubers; Literature; Teaching and learning; WebQuest.

Biografia do Autor

Guilherme Primo Mendonça, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; graduado em Letras - Vernáculas pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da rede particular de ensino em Londrina, Paraná.

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Londrina.

Evandro Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina.

Givan Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR, Campus Londrina.

Publicado
2017-07-25