INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:

EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL

Autores

  • Milena Firmina Amaral Gomes Universidade Federal do Tocantins
  • Alessandra Mara de Assis Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Esta pesquisa teve como foco averiguar a interferência do Português Brasileiro durante a aprendizagem de Língua Inglesa com foco na ocorrência de epêntese na produção de 06 estudantes através da leitura de um texto. Todos os estudantes estavam cursando Letras na Universidade Federal do Tocantins: três estavam cursando o 2º período (Grupo 1 ) e os outros três estavam cursando o 8º período (Grupo 2). Ressaltamos que a análise foi realizada com base na Fonologia de Uso (BYBEE 2001) e Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001). Também usamos o programa “praat” para verificar se houve ou não a ocorrência de epêntese nos dados coletados. Depois de concluir a análise do corpus, nós chegamos as seguintes conclusões: palavras terminadas em consoantes africadas são desfavoráveis à ocorrência de epêntese, por outro lado, consoantes nasais são um contexto precedente favorável a este fenômeno. Em relação ao contexto seguinte, as consoantes nasais não são benéficas para a adição de uma vogal epentética, no entanto, as fricativas são um contexto seguinte propício a essa inserção. Concluímos também que este tipo de interferência muda a estrutura silábica das palavras. Contudo, ressaltamos que a ocorrência de epêntese foi mais alta nos dados do 2º período do que nos dados do 8º período.

Palavras-chaves: fonologia; epêntese; sílaba; português brasileiro; língua inglesa.

Abstract: This research had the goal of examining the interference of Brazilian Portuguese during the learning of English Language focusing on the occurrence of epenthesis in the speech of 06 students through a text reading. All students were taking Letras course at Universidade Federal do Tocantins: three of them were taking the 2nd period (Group 1) and the others three were taking the 8th period. We outline that the analysis was made based on the Phonology of Use (BYBEE, 2001) and the Theory of Examplars (PIERREHUMBERT, 2001). We also used a program named “praat” in order to check if there was or not the occurrence of epenthesis on data collected. After we concluded the analysis of corpus, we drew conclusion that: words ending in affricates consonants are unfavorable to occurrence of epenthesis, on the oher hand, nasals consonants are a favorable preceding context to this phenomenom. In relation to following context, nasals consonants are not beneficial to the addition of a epenthetic vowel, nevertheless, fricatives consonants are a propitious following context to this insertion. We also concluded that this kind of interference changes the syllabic structure of words. However, we point out that the ocurrence of epenthesis was higher in 2nd period data than 8th period data.

 

Keywords: phonology; epenthesis; syllabe; Brazilian portuguese; English language.

 

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Publicado

2017-11-26

Como Citar

Amaral Gomes, M. F., & Assis, A. M. de. (2017). INTERFERÊNCIA FONOLÓGICA DO PB DURANTE A APRENDIZAGEM DE LI:: EPÊNTESE EM SÍLABA FINAL. EntreLetras, 8(2), 301–325. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/3498